quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Psssttt! Taxi!!!!

O tema de hj deixa-me fascinado!!! envolve carros!
Muitos de voces ja certamente andaram de transportes públicos...
autocarros, comboios, metros e em alguns menos públicos como taxis e boleias na mala do carro de alguem...
poizé meus amigos.... AQUI EXISTEM ALGO QUE CONJUGA TUDO NUM SÓ!
imaginem um Shampoo e Amaciador mas sem o cheirinho...
apresento-vos: O CANDONGUEIRO!

Em Luanda, os transportes públicos são praticamente inexistentes. Isso explica o facto de o trânsito ser caótico. Numa cidade pequena em termos geográficos, não é fácil suportar a deslocação constante dos seus mais de 5 milhões de habitantes.

Existem paragens de autocarros. Não existem é autocarros, axo qé uma campanha de sensibilização... nao sei...

Daí que o único meio de transporte, para aqueles que não têm automóvel, seja a utilização das carrinhas azuis de 9 lugares que em Luanda se contam aos milhares. os chamados Candongueiros, ou então como aqi chama as "iásse"!!!
eu conhecia como "áieisse"... tipo como aquela música:
Fui pa Fraaança numa numa Hiace! numa numa Hiace! numa numa numa Hiace!

Param nas paragens de autocarro, devidamente assinaladas, e aguardam pelos passageiros. Permanecem com a porta aberta, empoleirados na carrinha a gritar algo tipo "mais dois, mais dois!!", referindo a quantidade de lugares ainda disponíveis, apesar de já estarem qualquer coisa como 15 pessoas lá dentro:

A beleza disto alem de ser um antro de katinga, é o facto de q a maior parte das carroças tem um nome específico atrás, tipo MATADOR, ou BECKAM ou ainda como ja vi: 100 Camisa 20 buscar... GENIAL!!!
na sua maioria as "iásse" tem tampoes cromados, chuventos cromados (pakem n sabe o q é um xuvento são aqelas palas q impede que chova dentro do carro qd vamos de vidro aberto), palas traseiras (mudflaps) cromadas, escovas cromadas, spoilers cromados, parachoqes cromadas (axo q ue ja perceberam a ideia), etc! tudo que dê pa por a brilhar eles apetrexam com força!
os conta km já devem ter dado voltas e voltas, visto que as "iásse" (nao me canso de repetir iásse!!!) vêm de paises como Portugal, onde ja n reuniam condições de segurança ou valor comercial mas aqui... arai! andam todo o dia a zarelhar!
Srs. Directores dos Centros de Inspecção, ponham os olhinhos e vejam a durabilidade destas mákinas !!! depois ainda me chamam a atenção que o meu clio não está "em conformidade com a lei"...
baaaah

2 comentários:

  1. lollll...eu gosto desses transportes públicos...fazem-me lembrar os ônibus que eu via lá no braziu....essas mesmas "pão de forma", devidamente apetrechadas, mas com a diferença que no brasil elas raramente paravam nas "paradas de ônibus"....chegavam devagarinho, alguém abria a porta lateral e gritava um cem número de destinos, e aí tu conseguias vislumbrar uma amalgama de gente empoleirada uns em cima dos outros, e quem queria entrar tinha de correr e saltar para dentro do belo transporte público e ter a sorte de se encaixar num buraquinho ainda vazio....normalmente os destinos eram as grande favelas....lolllll.....
    mas o serviço era muito idêntico a esse....:)
    beijo**

    ResponderEliminar
  2. Ora muito boas noites!!
    Finalmente tive tempo para vir visitar o blog que muito tem dado que falar pelas terras do senhor (Matosinhos)! Mais especificamente pelas galerias comerciais do Edificio Alvaro Castelões! E gostei, sim senhor! Belo relato da aventura para "fazer Muamba"!
    Gostei muito dos transportes publicos desse país! A versão bem pior das camionetas da Resende em hora de ponta! Sardinha em lata!....
    Maravilha...Cheirinho agradavel....a katimga....

    Bem, uma beijoka para suas excelencias em terras angolanas, que eu vou "po boda, pá"!

    Liliana Ferreira

    ResponderEliminar